WingChun é uma simples, direta e eficaz abordagem da arte marcial. É um dos muitos estilos de Kung Fu nascidos no sul da China. Embora tenha cerca de 300 anos é jovem em comparação com os demais estilos de Kung Fu.
O WingChun se baseia em alguns importantes princípios: ataque e contra-ataque simultâneos, economia de movimento, linha central, etc.
O WingChun é um sistema de defesa pessoal que age contra ameaças em potencial. Mas isso não significa dizer que não faça o primeiro movimento, especialmente se a situação traz perigo ou ameaça imediata, que exijam uma reação rápida. O WingChun é um eficaz sistema de contra-ataque.
A filosofia do WingChun adverte o praticante a manter-se sempre longe do perigo, da violência e da luta. No entanto, proporciona as ferramentas necessárias e uma perspectiva realista para as situações em que as lutas são inevitáveis.
Um praticante de WingChun aprende como se defender de forma eficaz contra um soco, chute, joelhada ou cotovelada em diferentes distâncias. Desta forma, o praticante trabalha com os pilares do sistema, ou seja, o uso correto do equilíbrio, tempo, distância, explosão, coordenação, etc. O praticante aprende em que condições usar isto e com que tipo de estratégia e tática.
O WingChun é um sistema onde qualquer pessoa, em qualquer idade e de qualquer biotipo pode aprender rapidamente. WingChun responde com uma bem construída infra-estrutura composta pelo tempo de reação, força e velocidade.
Não há nenhum segredo!
O "SEGREDO" do WingChun está em gravar as partes do sistema na memória muscular, freqüentemente repetindo-os com os mesmos conceitos e princípios; ou seja, a prática!
(créditos : site da proWES - www.prowes.net)
Nenhum comentário:
Postar um comentário